segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Movimentos sociais, projetos ideologicos e renovação política

O conceito de cidadania sempre esteve fortemente ligado à noção de direitos, especialmente os direitos políticos, que permitem ao indivíduo intervir na direção dos negócios públicos do Estado participando de modo direto ou indireto na formação do governo e na sua administração, seja ao votar direto, seja ao concorrer a cargo público indireto. No entanto dentro de uma democracia a própria definição de Direito, pressupõe a contrapartida de deveres, uma vez que em uma coletividade os direitos de um indivíduo são garantidos a partir do cumprimento dos deveres dos demais componentes da sociedade cidadania, direitos e deveres.
O conservadorismo ou conservantismo é um termo usado para descrever posições político filosóficas, alinhadas com o tradicionalismo e a transformação gradual, que em geral se contrapõem a mudanças grandes cuja expressão máxima é o conceito de revolução de determinado marco econômico e políticoinstitucional ou no sistema de crenças, usos e costumes de uma sociedade.
A renovação política é um fenômeno que deve sempre se manter constante para que o país não fique com o poder sempre estatizado em um unico partido. Para isso é preciso que o segundo partido com maioria no senado forneça ao partido com maioria uma oposição forte e sempre baseada em fatos reais em vez de supérfluos que não ajudam em nada no desenvolvimento da democracia do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário